domingo, 23 de janeiro de 2011

La Loba...Para cada uma e todas nós

Ela é a força da vida-morte-vida; é a incubadora. É a intuição, a vidência, é a que escuta com atenção e tem o coração leal. Ela estimula os humanos a continuarem a ser multilíngües: fluentes no linguajar dos sonhos, da paixão, da poesia. Ela sussurra em sonhos noturnos; ela deixa em seu rastro no terreno da alma da mulher um pêlo grosseiro e pegadas lamacentas. Esses sinais enchem as mulheres de vontade de encontrá-la, libertá-la e amá-la.
Ela é idéias, sentimentos, impulsos e recordações. Ela ficou perdida e esquecida por muito, muito tempo. Ela é a fonte, a luz, a noite, a treva e o amanhecer. Ela é o cheiro da lama boa e a perna traseira da raposa. Os pássaros que nos contam segredos pertencem a ela. Ela é a voz que diz, “Por aqui, por aqui”.
Ela é quem se enfurece diante da injustiça. Ela e a que gira como uma roda enorme. É a criadora dos ciclos. É à procura dela que saímos de casa. É à procura dela que voltamos para casa. Ela é a raiz estrumada de todas as mulheres. Ela é tudo que nos mantém vivas quando achamos que chegamos ao fim. Ela é a geradora de acordos e idéias pequenas e incipientes. Ela é a mente que nos concebe; nós somos os seus Pensamentos.
Onde ela está presente? Onde se pode senti-la? Onde se pode encontrá-la? Ela caminha pelos desertos, bosques, oceanos, cidades, nos subúrbios e nos castelos. Ela vive entre rainhas, entre camponesas, na sala de reuniões, na fábrica, no presídio, na montanha da solidão. Ela vive no gueto, na universidade e nas ruas. Ela deixa pegadas para que possamos medir nosso tamanho. Ela deixa pegadas onde quer que haja uma única mulher que seja solo fértil.
Onde vive a Mulher Selvagem? No fundo do poço, nas nascentes, no éter do início dos tempos. Ela está na lágrima e no oceano. Está no câmbio das árvores, que zune à medida que cresce. Ela vem do futuro e do início dos tempos. Vive no passado e é evocada por nós. Vive no presente e tem um lugar à nossa mesa, fica atrás de nós numa fila e segue à nossa frente quando dirigimos na estrada. Ela vive no futuro e volta no tempo para nos encontrar agora.
Ela vive no verde que surge através da neve; nos caules farfalhantes do milho seco do outono; ali onde os mortos vêm ser beijados e para onde os vivos dirigem suas preces. Ela vive no lugar onde é criada a linguagem. Ela vive da poesia, da percussão e do canto. Vive de semínimas e apojaturas, numa cantata, numa sextina e nos blues. Ela é o momento imediatamente anterior àquele em que somos tomadas pela inspiração. Ela vive num local distante que abre caminho até o nosso mundo.As pessoas podem pedir evidências, uma comprovação da existência da Mulher Selvagem. No fundo, estão pedindo provas da existência da psique. Já que somos a psique, somos também a prova. Cada uma e todas nós comprovamos não só a existência da Mulher Selvagem, mas também a sua condição em termos coletivos. Somos a prova do inefável numen feminino. Nossa existência é paralela à dela.
Nossas experiências internas e externas com ela são essas provas. Nossos milhares e milhões de encontros intrapsíquicos com ela, em nossos sonhos noturnos e pensamentos diurnos, em nossos anseios e aspirações, são a confirmação de que ela existe. O fato de nos sentirmos desoladas na sua ausência, de ansiarmos por sua presença quando dela estamos separadas — essas são manifestações de ela ter passado por aqui."
CLARISSA PINKOLA ESTÉS, Ph.D. Cheyenne Wyoming.

Bom Dia, meu PAI

"Um rei não acreditava na bondade de DEUS. Tinha um servo que em todas as situações lhe dizia: Meu rei, não desanime porque tudo que Deus faz é perfeito , Ele não erra! Um dia eles saíram para caçar e uma fera atacou o rei.
O seu servo conseguiu matar o animal, mas não pôde evitar que sua majestade perdesse um dedo da mão. Furioso e sem mostrar gratidão por ter sido salvo, o nobre disse:  Deus é bom? Se Ele fosse bom eu não teria sido atacado e perdido o meu dedo. O servo apenas respondeu: Meu Rei, apesar de todas essas coisas, só posso dizer-lhe que Deus é bom; e ele sabe o por que de todas as coisas.
O que Deus faz é perfeito. Ele nunca erra! Indignado com a resposta, o rei mandou prender o seu servo . Tempos depois, saiu para uma outra caçada e foi capturado por selvagens que faziam sacrifícios humanos. Já no altar, prontos para sacrificar o nobre, os selvagens perceberam que a vítima não tinha um dos dedos e soltaram-no: ele não era perfeito para ser oferecido aos deuses. Ao voltar para o palácio, mandou soltar o seu servo e recebeu -o muito afetuosamente. 
Meu caro, Deus foi realmente bom comigo! Escapei de ser sacrificado pelos selvagens , justamente por não ter um dedo! Mas tenho uma dúvida: Se Deus é tão bom, por que permitiu que você, que tanto o defende, fosse preso? Meu rei, se eu tivesse ido com o senhor nessa caçada, teria sido sacrificado em seu lugar, pois não me falta dedo algum. Por isso, lembre-se: tudo o que Deus faz é perfeito. Ele nunca erra! Muitas vezes nos queixamos da vida e das coisas aparentemente ruins que nos acontecem, esquecendo-nos que nada é por acaso e que tudo tem um propósito. Todas as manhãs, ofereça seu dia a Ele.
 E nada tema, pois DEUS NUNCA ERRA!!!"
(desconheço o autor)

sábado, 22 de janeiro de 2011

"O encanto abriga a suavidade da brisa e também a fúria dos temporais... Assim como embala nossos sonhos, nos remete ao labirinto dos pesadelos.
Encanto é ilusão... porta aberta ao êxtase ou à dor.""

sábado, 8 de janeiro de 2011

A Arte de Ouvir (nem mais nem menos o que eu diria)

Tem uma frase muito conhecida que diz o seguinte: “quem fala o que quer, ouve o que não quer”
Eu particularmente tenho outra teoria… a gente só ouve o que quer.
Falar, todo mundo diz uma multidão de coisas. Mas ouvir, é uma arte.
Tem pessoas que conseguem colocar um filtro no ouvido e separar o que ouve: a verdade e a mentira.
Mas a maioria prefere filtrar entre o que lhe favorece e o que não lhe favorece.
As vezes, encarar um erro é tão difícil, e o orgulho é um item tão confortável, que é mais fácil mentir e buscar mentiras pra ouvir, do que encarar os fatos e voltar atrás.
Andei pensando nisso nesses dias. Coisas que podiam ser tão diferentes… bem melhores… mas, é a gente que escolhe o que quer ouvir e acreditar.
Não vou mais me importar com falácias. Pq depois de muito levar “toco no cuco” aprendi a filtrar verdade da mentira. Quem mente muito se enrola muito. Minha vida já é enrolada com as verdades… imagina se eu perder meu tempo com mentiras.
Fiz minha parte, voltei atrás do que fiz errado, pedi desculpas, fiz o possível pra resolver meu impasse. Mas isso não depende só de mim. Então deixei pra lá. Não vou me matar por isso.
Cada um escolhe o que ouvir. Escolhe no que acreditar. Escolhe o que fazer ou como proceder. Só posso cuidar das minhas escolhas.
Pelo menos minha consciência está tranquila… independente do que escolham falar ou acreditar ao meu respeito.
Pra quem acha que Deus está longe, indiferente, inatingível, e que nunca tomará partido, pra mim isso nunca ocorreu. Deus sempre esteve presente e sempre tomou partido… inclusive pra me cobrar quando sou eu que erro.
Que cada um sofra suas próprias consequencias… já tenho as minhas pra me preocupar…
(theredqueen2 under)

domingo, 2 de janeiro de 2011

Meu amado tio, padrinho e paizinho que meu coração escolheu...

Que bom que inda outro dia, pude estar pertinho e falei mais uma vez o que te falei por uma vida inteira e que mais uma vez pude ouvir o que sempre me dizias, abrindo seus braços do tamanho do mundo.
E agora, que Papai do Céu mandou seus anjos para te acompanhar até aquela estrela que sempre me mostravas no céu, ainda de lá poderás ouvir quando eu te falar, TE AMO!!! E sei que daqui, verei teu rosto sorrindo, seus braços abertos do tamanho do mundo, dizendo para mim:
EU SEI, E SÓ SEI PQ TE AMO BEM ASSIM!!!
Ah, não esquece que ainda vamos tomar aquele chimarrão que só tu sabias fazer, sentados numa nuvem bem branquinha e vendo o sol se por.
 DEUS, MEU PAI MAIOR, MUITO OBRIGADA PELO TEMPO QUE ME EMPRESTASTE TEU ANJO!!!

FELIZ, FELIZ 2011

...eu sei, houve muitos problemas. Voce quase não viveu, preocupado que esteve. Pouco dinheiro, os filhos que não foram bem na escola, algum problema de saúde... Não diga. Eu sei. Quando voce pensava que as coisas iriam melhorar, começava tudo de novo...férias nem tão bem sucedidas, programas, festas e passeios esquecidos...Como voce se esqueceu de admirar cada dia que nascia, as flores que encontrava em seu caminho...quase voce não apreciava mais o sorriso das crianças, as fantasias dos jovens, os sonhos dos adultos e a fé no amor, o amor que tudo vence...Eu sei...aconteceu comigo, aconteceu com as pessoas no mundo inteirinho.
Mas os dias passaram e, convenhamos, voce viveu...voce viveu apesar de tudo, como voce é, carregando consigo a inquebrantável esperança de que dias melhores viriam. Isso é o importante. É preciso reconhecer que voce, junto com os seus, eu junto com os meus, todos nós, afinal, vivemos e chegamos ao fim de mais um ano mais fortes, mais vividos, mais experientes, mais capazes para transmitir, viver e sentir o imenso, profundo e maravilhoso sentido da Vida, a ponto de nos emocionarmos com os abraços que trocamos, desejando-nos FELIZ ANO NOVO!
Eu acredito que amando nossos semelhantes, a vida haverá de ser-nos mais generosa e que, juntos, eu e voce, ele,  eles... nós enfim, haveremos de ser mais felizes, assim como realmente devemos ser!